MSG – Um Pouco Mais Sobre Amizade

By 14 de maio de 2022 JOÃO, MENSAGENS

Um Pouco Mais Sobre Amizade

João 15.1-17

Introdução:

  • É interessante o fato de Jesus há séculos estar falando com seus discípulos sobre amizade
  • Isso porque, em nossa mente religiosa, imaginamos sempre Jesus falando sobre chamado, vocação, ministério, pecado, salvação, condenação, enfim, uma série de assuntos sérios e pesados
  • Mas falar sobre amizade, falar sobre ser amigo, falar sobre relacionamento mútuo é algo corriqueiro, é algo do dia a dia, é algo que está nosso quintal, na nossa mesa…
  • Isso é gostoso, pois é só no ambiente de amizade que as defesas caem, que os punhos fechados se aliviam, que uma conversa é possível a partir de uma simples troca de olhares.

Contexto:

  • Nesse momento que nós lemos esse texto, Jesus já deveria estar a aproximadamente 2,5 a 3 anos com seus discípulos
  • Jesus já tinha tocado em temas sensíveis e profundos com eles, já havia predito que seria traído, já havia predito que Pedro o negaria, já havia inclusive prometido a vinda do Espírito Santo
  • Um dos conceitos de amizade na época, pelo grau de proximidade, era entre servo e o seu senho ou patrão, que embora houvesse ali lealdade e submissão, não havia intimidade e liberdade
  • Por isso Jesus se refere se dirige aos seus discípulos dizendo “Não vos chamo mais de servos, em vez disso os tenho chamado de amigos”!

Transição:

A partir dessa breve introdução e contexto eu quero, com muita humildade, extrair alguns pontos sobre como podemos entender a amizade a luz de João 15.

1 – Jesus quer construir conosco uma amizade que permanece! V4

  • A videira, vinha ou parreira, produz uvas, e o que Jesus está dizendo aqui parece bem óbvio, “Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira” – Vamos tentar imaginar isso…
  • O que podemos aprender é que é da Raíz, do Tronco, é da Medula de uma árvore que todo ramo recebe o suprimento necessário para produzir!
  • Assim sendo, se não permanecermos em Cristo, recebendo dele como nossa Raíz, nosso Tronco, nossa Medula todo suprimento necessário, nada poderemos produzir!
  • A palavra-chave aqui é permanecer, pois estar com Cristo circunstancialmente é fácil, estar com Cristo por conveniência é fácil, difícil é carregar essa amizade concreta para todo e qualquer local onde a vida acontece!
  • Permanecer é a mãe das virtudes, de nada adiante dizer dou honesto, se eu não permanecer em ser honesto, ser cuidadoso, ser amoroso, ser um bom pai, ser um bom amigo, ser um cristão…

2 – Na amizade com Cristo contém alegria! Alegria completa! V10-11

  • As vezes eu consigo perceber como nós homens e mulheres, sobretudo aqueles que lidam com a fé com a religião, conseguimos contaminar a palavra mandamento, ordenança, leis de Deus.
  • Infelizmente em muitos ambientes essas palavras são utilizadas como meios de aprisionamento, “não faça isso”, “Não faça aquilo” e por que Deus manda não fazer…
  • Quando na verdade, em Cristo, a sentença correta seria, “Eu não faço isso ou não faço aquilo porque Cristo me libertou da necessidade disso ou daquilo”, não pelo medo da condenação, mas porque sou livre em Cristo.
  • É esse o tipo de amizade que o Apóstolo Paulo passou a experimentar quando chegou a conclusão “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”
  • E o que isso tem a ver com amizade? É só quando há liberdade e leveza que a alegria completa de uma amizade nos abraça. Do contrário estaremos sempre com receio, “Será que, será que…”

3 – Quem ama de verdade dá a vida pelos seus amigos! V13

  • O exemplo máximo desse amor vindo em nossa direção é o de Jesus que deu a sua vida por nós e por todos os que nele creem. Jo 3.16 / 1Jo 3.16
  • Mas eu quero trazer isso bem para perto de nós, talvez ninguém aqui chegue ao ponto de ter que saltar na frente de um carro para salvar um amigo, ou mesmo de ter que doar um órgão vital para salvá-lo
  • Mas o que está ao alcance de todos nós é dedicar tempo as nossas verdadeiras amizades, e tempo, tempo é vida – deixa eu te contar um segredo, esse tempo que você está aqui me escutando…
  • Quando dedicamos tempo de vida as nossas amizades, sejam elas com os amigos que estão ao nosso lado com à nossa amizade com Cristo, estamos sim dando nossas vidas pelos nossos amigos.
  • Não temos como ser bem-sucedidos naquilo que não dedicamos tempo, em nada. Não seremos bem-sucedidos em nosso matrimônio, em nossa vida com nossos filhos etc.

Conclusão:

  • Amigos de verdade são poucos, conta-se as vezes numa mão!
  • Existem diversas músicas que falam sobre amizade, mas recentemente eu fico com a do artista Emicida que diz “Quem tem um amigo tem tudo. Se a bala come, mano, ele se põe de escudo. Pronto pro que vier, mesmo, a qualquer segundo. É um ombro pra chorar depois do fim do mundo.”